Vazio Sanitário da soja começa a partir de 15 de junho

Tem início no próximo dia 15 de junho, o período de vazio sanitário da soja, quando fica proibido o cultivo da leguminosa em todo o Mato Grosso do Sul. O objetivo, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Filipe Petelinkar, é reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra diminuindo a possibilidade de incidência da doença.

Além de não plantar o grão, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias – conhecidas como guaxas ou tigueras – nas propriedades, seja por meio de processos mecânicos ou químicos.

E antes de plantar ele deve ficar atento ao prazo de cadastramento das áreas onde será feito o cultivo da soja, reforça Felipi.

Esse cadastro é obrigatório e os dados recebidos são mantidos no banco de informações da Iagro, servindo de base para identificar o total de área plantada, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de alerta sanitário, além de facilitar as atividades da equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)


Warning: A non-numeric value encountered in /home/jornalma/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 308