Vanessa Biasi sobre: A Força da Indecisões

the difficulty of deciding
A indecisão é algo que acompanha muito nossa vida, desde a infância estamos frente a necessidade de tomadas de decisão que podem modificar o rumo das nossas vidas.
E de onde vem a dificuldade de tomar decisões?
Quando éramos pequenos nossos pais decidiam por nós, e eles ficavam com as consequências disso. Muitas vezes ficávamos chateados, queríamos que fosse diferente.
Enfim crescemos, e com o adulto vem o preço, a famosa “colheita” de tudo aquilo que plantamos em algum momento. E essas colheitas muitas vezes são difíceis de aceitar, porque nos traz a sensação de que fizemos escolhas erradas. Essa sensação vem da extrema dificuldade que temos de perder, também programada em nós na infância por tantas situações de perdas e frustrações.
Então chegam finalmente as indecisões: “o que vou perder se decidir ir por aqui?”; “o que vai acontecer comigo se eu mudar isso ou aquilo?”; “ o que será de mim se eu fizer diferente do que meus pais gostariam que eu fizesse?”… e por ai vai.
Decidir é renunciar algo. Quando ganhamos algo, perdemos também outro.
E se mudássemos a forma de pensar nas decisões: “O que vou ganhar com essa mudança?” pensar nos ganhos e não focar nas perdas pode ser o caminho. Nas indecisões estão muitas doenças.
Com os erros surgem diversos aprendizados, e com os aprendizados o crescimento. Quem não decide não cresce, fica sempre pequeno, perdendo sempre oportunidades que não vão passar novamente.
Enfim, quem toma uma decisão sempre corre o risco de errar, quem não toma já errou.
Quais são as decisões que você precisa tomar hoje? O preço vai ter de qualquer forma. Escolha qual pagar, e siga.

Vanessa Biasi Castelaci é fisioterapeuta, e micro fisioterapeuta, atualmente trabalha com terapia biossistêmica