Queijos saiba como escolher!

Apesar de ter má reputação devido ao seu elevado teor de gordura, o queijo é um alimento altamente nutritivo. Poucos alimentos são tão adorados e tão versáteis, pois pode ser consumido sozinho, além de fazer parte de todos os tipos de receitas e combinam com as preparações doces e salgadas. Contudo, é importante ter em conta que nem todos os queijos são iguais.

Além de ser uma delícia, ele oferece muitos benefícios à saúde, pois é fonte de proteína, cálcio, fósforo e diversas vitaminas, com destaque para a A, B, B12, D e K2. Por causa de tudo isso, muita gente acaba pesando a mão na hora do consumo e isso pode ser um problema, pois algumas variedades são muito ricas em gorduras e sódio.

Quer saber quais são e o que deve ser levado em consideração na hora da compra?

TIPOS DE PRODUTOS:

Se o consumo for frequente, aposte nos brancos. Eles são mais saudáveis, pois apresentam menos gordura e mais cálcio. Nesse quesito o cottage e a ricota são os mais indicados, seguidos pelo minas e a mussarela de búfala. Já o provolone, o parmesão e o gorgonzola devem ficar no final da lista.

Para quem tem intolerância à lactose a indicação é a oposta. Isso porque, as bactérias usadas na produção do queijo se alimentam dessa substância, então, quanto mais amarelo e por tabela mais maturado, mais tempo o alimento ficou em contato com esses microrganismos, o que faz com que reste menos lactose. Por isso, existem pessoas com essa característica que podem comer os tipos amarelos sem problemas.

Cuidado com o queijo ralado

Ele costuma ser feito com os tipos mais gordurosos do alimento, o que faz com que muita gente acabe ingerindo uma grande quantidade de calorias e gorduras sem se dar conta, pois pesa a mão na hora de colocá-lo no prato.

Na dúvida, compare as tabelas nutricionais. Opte por aqueles com menor quantidade de sódio e gordura, principalmente a saturada, e com mais proteína.

EMBALAGENS:

Prefira os produtos embalados a vácuo.

A falta de oxigênio desse tipo de embalagem aumenta a durabilidade do alimento, evita a contaminação e impede que o processo de fermentação continue. Cuidado com os queijos vendidos em bandejas de isopor. Como eles já foram manipulados pelo funcionário do supermercado, as chances de contaminação são maiores. Nesse caso é preciso comprar o alimento apenas em lugares muito higiênicos e checar se a embalagem está intacta.

  • Queijo Minas Frescal

Porção 100 gramas; Valor energético: 264kcal; Proteínas: 17,4g; Gorduras: 20,2g; Cálcio: 579 mg; Sódio: 31 mg.

  • Queijo Parmesão

Porção 100 gramas; Valor energético: 453kcal; Proteínas: 35,6g; Gorduras: 33,5g; Cálcio: 992mg; Sódio: 1844mg.

  • Ricota

Porção 100 gramas; Valor energético: 140kcal; Proteínas: 12,6g; Gorduras: 8,1g; Cálcio: 253mg; Sódio: 283mg.

  • Gorgonzola

Porção 100 gramas’; Valor energético: 420kcal; Proteínas: 19g; Gorduras: 38g; Cálcio: 190mg; Sódio: 314mg.

Com informações UOL