Ponto de Vista: Profissões

Por Fabricio Souza

Toda profissão normalmente tem uma data de comemoração estipulada no calendário, algumas delas a nível nacional, internacional ou mundial. Neste dia 24 de maio são comemorados os dias dos vestibulandos, dos datilógrafos, dos telegrafistas e da infantaria.

Com os avanços tecnológicos constantes, algumas profissões vão perdendo espaços no mercado e cada vez menos pessoas se qualificam para exerce-la, algumas até mesmo deixam de existir. Na atualidade, com o uso da informática nas empresas e órgãos públicos, a profissão de datilógrafo praticamente não é utilizada e não se encontra mais escolas que qualificam esses profissionais, assim como os telegrafistas que também vem sendo substituídos pelos mecanismos de envio de correio eletrônico ou o uso de mensagens instantâneas, seja por celulares ou computadores.

Em contrapartida novas profissões surgem a fim de suprir as necessidades do mercado, a grande maioria delas ligadas ao uso de tecnologias, as ditas profissões do futuro, exigem pessoas qualificadas e com um tino de inovação e transformação constantes, uma vez que as tecnologias se reinventam em período de tempo consideravelmente curto.

Novidades no mercado de trabalho e serviços, pessoas que trabalham com a administração de redes sociais de uma empresa ou pessoa, normalmente executadas por publicitários que se especializam na área afim de obter melhores resultados de entregas de conteúdos criados para um público mais específico.

É sempre bom ficar antenado com essas novas profissões que vem surgindo e outras que vão deixando de existir, nesse momento em que os jovens vêm se preparando para o ENEM e terão que optar por um curso em que desejam se graduar e construir uma carreira.