Plantio da soja avança em Maracaju e em todo MS

Foto: Divulgação
Vanessa Bordin
De todo estado, a região Centro, que inclui municípios de Sidrolândia e Rio Brilhante, é a que apresenta o plantio mais avançado até agora, com mais de 82% concluído
As áreas plantadas com a cultura da soja para a safra 2020/2021 em Mato Grosso do Sul avançaram nas duas primeiras semanas de novembro e, apesar do atraso das chuvas em algumas localidades, a região Centro, que inclui os municípios de Sidrolândia e Rio Brilhante, é que a apresenta o plantio mais avançado até agora, com 82,8% concluído, enquanto que a região sul está com 79% e a região norte, 73,4% de média.
A região Oeste, que inclui os municípios de Maracaju e Jardim, também apresenta bons índices de plantio até agora, com mais de 70% concluído.
Os demais municípios que compreendem a região Oeste e que estão se encaminhando para a fase final de plantio, são Bodoquena, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Corumbá, Aquidauana, Miranda, Anastácio, Porto Murtinho, Nioaque, Caracol e Bela Vista.
Os dados são do último Boletim da Agricultura, projeto realizado em parceria da Famasul, Sindicatos e Senar, Aprosoja, FUNDEMS e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento econômico, produção e Agricultura Familiar).
Segundo as informações levantadas pelos técnicos do projeto, das áreas avaliadas nos primeiros dias de novembro não ocorreram precipitações nas propriedades acompanhadas na região Oeste. Em algumas lavouras foram encontradas incidência baixa e média de plantas daninhas para as espécies como capim pé de galinha (Eleusine indica), capim amargoso (Digitaria insularis), buva (Conyza spp.) e trapoeraba (Commelina spp.). Entretanto, o boletim aponta para o controle adequado das pragas, pois os produtores estão fazendo o monitoramento necessário.
O boletim ainda apresenta dados em relação às últimas chuvas na região de Maracaju, que, após o dia 13 de outubro, retornaram, mas de forma mal distribuída, se intensificando no início deste mês, o que fez muitos produtores acelerar o plantio.
Estimativas
A área plantada de soja no estado de Mato Grosso do Sul está estimada em 3,645 milhões de hectares, um aumento previsto de 7,55% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 3,389 milhões de hectares. A produtividade continua sendo esperada em 53 sc/ha, gerando a projeção de uma produção de 11,591 milhões de toneladas. A semana foi marcada pela grande evolução no plantio com um avanço de 31,3% nos últimos sete dias. As chuvas da semana do dia 26 a 30 de outubro elevaram a umidade do solo favorecendo a continuidade das operações.