O impacto positivo da prática esportiva no seu bem-estar

Da redação
Esquecer os problemas, aliviar o estresse e experimentar sensações de prazer e relaxamento. Esses são alguns dos motivos que levam um usuário a não conseguir se livrar do vício de tabaco, bebida e outras variedades de drogas.
No entanto, não seria perfeito aproveitar os mesmos efeitos sem prejudicar a saúde?
Os benefícios do esporte no organismo são quase que imediatos. Logo após o exercício, pode haver uma redução na atividade cortical do cérebro, que está associada ao estado de relaxamento e à diminuição da tensão emocional.
Uma vez que o corpo se acostuma a receber o estímulo que provoca boas sensações, fica estabelecida uma espécie de dependência, ou seja, o organismo sente falta dos hormônios liberados pelo exercício, como a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
A prática de atividades físicas promove a liberação dessa substância, que é uma espécie de “droga natural”, produzida pelo próprio organismo. Por essa razão, a endorfina é benéfica e funciona como um anestésico natural, que diminui a dor após uma determinada carga de exercícios. Além disso, ela elimina toxinas do corpo, alivia a ansiedade e o estresse.
A prática de uma atividade física pode te proporcionar mais qualidade de vida e contribuir para:
Diminuir o estresse causado pelas tensões do dia a dia
Aumentar a concentração e a eficiência no trabalho e na escola
Melhorar a qualidade do sono
Aumentar a auto-estima e o amor-próprio
Ajudar pessoas com dificuldades de socialização a se integrarem melhor
Além disso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que pelo menos 1 paciente em cada 4 que vai ao médico por doenças cardiovasculares, problemas neurológico ou até mesmo um transtorno mental, pode ver seus males diminuídos ou mesmo curados apenas com a prática regular de um esporte.