Nota da Saúde explica casos a menos de Covid em Maracaju

Após divulgar boletim epidemiológico da Covid-19 com dois casos a menos em Maracaju, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota informando que houve um erro na contagem de pessoas contaminadas, por isso, ontem (10/7), foram divulgados 115 doentes, e hoje (11/7), 113.

Segundo nota enviada à imprensa, uma mulher de 43 anos, teria realizado o teste rápido para o Novo Coronavírus em uma unidade de atendimento no dia 3 de julho, testou positivo, no mesmo dia repetiu o exame em laboratório particular, tendo o resultado negativo.

Então foi encaminhado novamente ao laboratório privado amostra para ser feito a sorologia, e outra vez o resultado deu negativo para a Covid-19.

“Após orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou a retificação do resultado para negativo. Em relação aos testes rápidos produzidos, na sua maioria na China, adquiridos por compra direta na China, Coréia, ou através de distribuidores pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado e também pela Secretaria Municipal de Saúde, são aprovados pela Anvisa, e validados pela INCQS (Instituto Nacional de Controle Qualidade em Saúde) e podem apresentar resultados falso positivo e falso negativo em uma porcentagem variável”, cita trecho da nota.

O esclarecimento também menciona “contar com uma equipe capacitada (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímico, auxiliar de serviços diversos, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, profissionais de saúde), utilizando as ferramentas atuais disponíveis e oferecidas pelo Ministério da Saúde, e assim continuaremos até o final da pandemia”.

Alegando manter os trabalhos respeitando as notas técnicas e atualizações diárias dos novos conceitos e definições de casos da Covid-19, a nota afirma que são esperados menos casos confirmados, mas que não têm como “questionar a acurácia dos testes, uma vez que são eles que são utilizados no Brasil”.

Em outro trecho, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que foi retificado um caso positivo de morador em Dourados, mas que foi incluído no boletim epidemiológico de Maracaju ontem.

“Solicitamos a Vigilância Epidemiológica de Dourados para realizar a retificação para positivo no boletim daquela cidade, retirando o caso do boletim de Maracaju. Estamos hoje com hoje 113 casos confirmados para Covid-19 em nossa cidade. Também viemos informar que os nossos testes não serão repetidos se testarem positivo ou negativo”, finaliza.

No boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) deste sábado, são apontados 117 casos confirmados do Novo Coronavírus em Maracaju.

Luiz Guilherme – Maracaju Hoje