Municípios de MS têm material suficiente para iniciar vacinação da Covid-19

Foto: Portal Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Material inclui agulhas e seringas. Um estoque de 2,5 milhões, segundo o Governo do Estado

Da Redação com Assessoria

De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, o Estado tem 2,5 milhões de seringas e agulhas em estoque, uma quantidade suficiente para iniciar a vacinação contra a Covid-19. Os insumos estão em posse dos municípios e na rede de imunização estadual.Também, dois processos para aquisição de mais materiais estão em andamento. Em um deles, serão compradas mais de 700 mil seringas e agulhas. No outro, serão mais 7 milhões.

Os insumos para as campanhas sempre foram disponibilizados previamente para os estados brasileiros pelo Governo Federal, mas, por precaução, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) se antecipou em adquirir os próprios insumos, mesmo sem ter a definição dos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde.

Plano de Imunização Estadual

Com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a SES elaborou um plano estadual de imunização, incluindo o planejamento para a distribuição das vacinas, de forma simultânea e segura, para os 79 municípios, dentro de até 48 horas, assim que as doses chegarem a Mato Grosso do Sul.