MPE determina fechamento de bares, restaurantes e assemelhados em Maracaju

Ministério Público de Mato Grosso do Sul emitiu nota na tarde desta segunda-feira (29/6), determinando o fechamento de todos os bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, pizzarias, trailers, conveniências e distribuidoras de bebidas das 19h às 6h, em Maracaju.

De acordo com o documento enviado ao Maracaju Hoje, “o comércio de alimentos prontos para o consumo poderão atuar em sistema de retirada e entrega, devendo permanecer com portas fechadas, sem mesas e cadeiras, sendo expressamente proibido o consumo local”.

Para o pedido, o MPE alega o aumento exponencial de casos confirmados da Covid-19 no município que até o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde ontem (28/6), aponta 49 contaminados e 42 em isolamento domiciliar.

Caso não haja cumprimento da determinação, o Ministério Público poderá aplicar multa diária de R$ 50 mil.

A decisão alega ainda que como Rio Brilhante também concentra alto número de contaminados pelo Novo Coronavírus, e lá, o comércio está fechado, os moradores podem se deslocar até Maracaju em busca de lazer e do comércio local, expondo as duas cidades a mais casos positivos da Covid-19.

Em outro documento, o MPE cita que em contato com os médicos do Hospital local [Municipal Soriano Corrêa da Silva], caso medidas de distanciamento social mais rigorosas não sejam adotadas, Maracaju pode sofrer um surto da doença, colocando a saúde num colapso, isto é, com pacientes contaminados e sem atendimento médico.

Luiz Guilherme – Maracaju Hoje