Mel de Jataí na feira do produtor de Maracaju

Nelson Aparecido dos Santos, produtor de Rio Brilhante que produz mel de Jataí. Foto: Maracaju Hoje
Da redação
Há três anos que o agricultor Nelson Aparecido dos Santos faz parte das dezenas de produtores rurais que trabalham na feira do BNH, a tradicional feirinha do produtor rural de Maracaju.
Natural de Rio Brilhante, o agricultor tem em sua propriedade uma diversidade de produtos como ovos caipiras, banha e carne de porco, torresmo e caldo de cana, tudo bem preparado para poder vender na feira durante as quartas-feiras, o dia que é destinado para a feirinha do produtor. Mas uma das especialidades do agricultor é a produção do mel de Jataí.
O produtor vende o mel em frascos pequenos e em grandes quantidades, dependendo da procura. E garante que apesar da pandemia do novo coronavírus, tem conseguido manter a clientela e ainda atrair novos compradores.
“Aqui é muito bom, mesmo com movimento menor, por causa da pandemia, a gente percebe que as pessoas dão mais valor para nós, que a cidade valoriza o produtor. Não é como antigamente, quando o movimento era maior, acho que aos poucos a clientela vai vindo, mesmo assim, a gente vende bem e tem uma freguesia boa”, diz.
Benefícios do mel
Segundo especialistas, o mel de Jataí possui vários benefícios à saúde, entre eles o de amenizar as insuficiências alimentares eventuais em aminoácidos, sais minerais, vitaminas. Também pode facilitar a digestão de outros alimentos, reforçar o organismo contra o cansaço físico e intelectual, podendo, ainda, contribuir com o rendimento físico, principalmente dos atletas.