Mais de 80% dos casos notificados de dengue testaram positivos

Luiz Guilherme – Maracaju Hoje
Os cuidados com a dengue parecem ter caído no esquecimento principalmente depois que a pandemia da Covid-19 chegou a Maracaju. Segundo o coordenador do Departamento de Endemias, Mário Zan, das 690 notificações da doença de janeiro até agora, mais de 80% testaram positivos.
Independente da época do ano, isto é, com ou sem chuvas, a luta contra o Aedes Aegypti deve continuar, pois ao menor foco de água parada e suja, o mosquito já se reproduz. Além disso, outro problema é o Zika Vírus e o Chikungunya.
“Peço aos moradores para que limpem seus quintais, retirando todos os possíveis criadouros, evitando focos do mosquito Aedes Aegypti. Fiquem atentos com calhas, caixas d’água, caixinha de descarga, geladeiras, ar-condicionado, vasos de plantas”, pede o coordenador de Endemias.
Até o momento, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) não publicou o boletim semanal da dengue com os dados estaduais e também de Maracaju.
Mário conclui ressaltando que, é preciso cuidar sempre, pois há preocupação “com a época de chuva, se continuar assim, terremos sérios problemas, e as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti também matam”, enfatizou.