Diretor da E.E. Padre Constantino fala sobre os desafios da educação

Diretor da Escola Estadual Padre Constantino, Arlon Cossetin, durante entrevista na Rádio Cidade. Foto: Maracaju Hoje

Da redação

Na manhã desta sexta-feira (16), o professor e diretor da Escola Estadual Padre Constantino de Monte, Arlon Cossetin Branco, falou sobre os desafios da educação com a pandemia da Covid-19. A entrevista foi ao vivo no programa Primeira Hora, da Rádio Cidade.
Entre tantas dificuldades encontradas desde o início da pandemia, lidar com o ensino online e o uso das tecnologias, foi o que mais desafiou alunos, pais e professores. Para o diretor, essa é uma questão que ainda precisa ser debatida entre todos.
 “Este ano marcou a educação de forma global e acredito que a educação nunca mais será a mesma nas escolas depois dessa pandemia. Sabemos que estar em casa é diferente de aprender estando na escola, perto dos professores, mas a pandemia fez a gente mudar e antecipar muita coisa, como o uso das ferramentas online para ensino ”, pontua.
Para Arlon Cossetin, o ano letivo de 2020 será encerrado ainda na modalidade online e para 2021, as escolas estaduais terão de aguardar as orientações do Estado para se organizarem quanto ao calendário escolar. “Não temos ainda uma previsão para o início das aulas no ano que vem e, se realmente, voltaremos com todas as aulas presenciais. Isso vai depender do que o Estado passar para nós, mas acredito que só saberemos no início de 2021. Ainda é difícil programar com a pandemia”, diz.
O diretor ainda destacou que o papel dos pais, em acompanhar o rendimento dos filhos em casa é importante para dar apoio na qualidade do ensino e na garantia de que o aluno receba os conteúdos que são repassados de forma online. Em casos de dificuldade de acesso à plataforma online, por exemplo, os pais podem buscar atendimento e orientação junto à escola.