‘Ciclone bomba’ pode atingir Maracaju com ventos de até 100 km/h

Alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta terça-feira (30/6), coloca 54 cidades de Mato Grosso do Sul em estado de atenção, entre elas, Maracaju. Isso porque há risco de um ‘ciclone bomba’ previsto para hoje, na região Centro-Sul do Estado.

A população deve se preparar para ventos entre 60 km/h e 100 km/h com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações, segundo o Campo Grande News.

Além dos ventos, há previsão de pancadas de chuva isoladas, no decorrer da tarde, inicio da noite.

A previsão é de rajadas de vento ao longo do dia e mudanças no tempo a partir de amanhã (1º/7), com o aumento de nebulosidade e possibilidade para pancadas de chuvas nas próximas 48 horas. Após a passagem do ‘ciclone bomba’, o destaque será a forte massa de ar frio que resultará em queda acentuada nas temperaturas no Estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Centro e do Clima), caso ocorra o evento descrito, a Defesa Civil Estadual recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois a risco de queda e que os motoristas não estacionem perto de placas de propaganda ou torres de transmissão.

‘Ciclone bomba’

Ainda de acordo com o site, os ventos têm origem na formação de uma nova onda frontal com ciclone extratropical posicionado ao litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a ocorrência de rajadas de vento. A formação deste ciclone é conhecida pelos meteorologistas como “ciclone bomba” e ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai de forma significativa num período de 24 horas.

O Cemtec informou que apesar do nome assustador, é um fenômeno comum causador de vento como qualquer ciclone.

Em virtude disto, o Inmet emitiu alerta para os seguintes municípios: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos Do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Glória De Dourados, Guia Lopes Da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada Do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte Do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas Do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Luiz Guilherme com Campo Grande News