Central de Atendimento orienta pacientes com Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maracaju
Luiz Guilherme – Maracaju Hoje
Desde o dia 3 de abril Maracaju conta com a Central de Atendimento da Covid-19, agendando exames e consulta para pacientes com sintomas do Novo Coronavírus. Esses procedimentos são agendados pela Vigilância Sanitária por meio de ligação ou WhatsApp.
Além desse primeiro contato, quem testa positivo para a doença, é acompanhado e orientado pela equipe de saúde para continuar e cumprir o isolamento social. Inicialmente, os atendimentos estavam voltados aos viajantes que chegaram ao município.
Devido ao aumento da demanda foi necessária a mudança de local e também algumas alterações nas estratégias de atendimento. São ofertados os exames RT-PCR (cotonete) e o teste rápido para Covid-19.
A partir do momento que há resultado confirmado para a doença, é feita uma busca ativa dos contatos, orientado o isolamento desse paciente e dos seus contactantes por dez dias.
Durante esses dias, os mesmos passam a ser monitorados pela equipe de saúde da sua área de abrangência.
Os casos suspeitos que realizaram exame RT-PCR e estão aguardando o resultado também assinam o termo de isolamento e são monitorados até que saia o resultado, se for negativo é entregue carta de alta.
Se positivo continua em isolamento até dez dias e a equipe da Central de Atendimento da Covid-19, vai liberar a carta de Alta do paciente e de seus contatos após o encerramento do isolamento.
Precisando de uma avaliação médica, o paciente retorna ao Centro de Atendimento para receber o suporte necessário.
De acordo com a Saúde Municipal, a equipe é composta por dois enfermeiros, dois médicos, três técnicos de enfermagem, dois auxiliares de serviços diversos, um biomédico, um fisioterapeuta, e a equipe de apoio da Vigilância epidemiológica.
Serviço
O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, está localizado na Rua Francisco Marcondes n: 40, Vila do Prata. O telefone para contato é o 3454-4078, e o mesmo tem expediente de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h, e das 13h às 17h.
Há ainda, o 9 8471-3729 para atendimento de segunda a domingo, também das 7h às 11h, e das 13h às 17h via ligação, SMS e WhatsApp.
O prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja agradeceu a equipe que está na linha de frente no combate à Covid-19, e voltou a pedir ajuda da população para conter a proliferação da doença que já fez três vítimas fatais na cidade.
“Peço para que as pessoas respeitem as normas de distanciamento, usem máscara e principalmente, não façam festas e aglomerações no fim de semana”, pediu.