CARLOS MARUN CELEBRA PARCERIA ENTRE BRASIL E NIGÉRIA PARA O PROGRAMA MAIS ALIMENTOS

O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, em viagem oficial a países árabes, informou nessa segunda-feira, 17, que foi confirmada a parceria entre o Brasil e a Nigéria no âmbito do Programa Mais Alimentos Internacional, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil.

O Pronaf Mais Alimentos destina recursos para investimentos em infraestrutura produtiva da propriedade familiar, proporcionando condições necessárias para o aumento da produção e da produtividade.
Marun informou que o governo da Nigéria estava interessado no Programa desde 2016 e que foi agora resolvida a questão da garantia ao financiamento. “As negociações avançaram e a decisão do governo nigeriano é de colocar em prática o investimento global no valor de € 361 milhões”, explicou.

O ministro disse que o BNDES vai financiar a operação nos mesmos moldes em que são financiadas as exportações em geral. A diferença agora é a garantia, onde a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), fará o resseguro desse financiamento junto ao Banco Islâmico, praticamente zerando o risco da operação. “É isto que acordamos e foi assinado hoje aqui.

O Banco Islâmico, que é um dos maiores do mundo com 44 países associados, vai participar do processo de garantia. E, o que é mais importante, se propõe a garantir outras operações semelhantes envolvendo países islâmicos o que cria reais oportunidades de grandes exportações. Nós produzimos as máquinas que os africanos precisam, o BNDES tem recursos e quer financiar a exportação e agora o Banco Islâmico se dispõe a ser parceiro na garantia dos financiamentos, para a Nigéria e outros países islâmicos interessados”.

Esse é o maior programa em desenvolvimento na África para o aumento da produção de alimentos. “Ainda existem questões a serem vencidas, mas a parceria está firmada. Esperamos que ainda no primeiro semestre de 2019 estejam embarcando para a Nigéria os primeiros dos 4.384 tratores e 36.383 outros equipamentos agrícolas que fazem parte deste acordo”, concluiu Marun.

Acompanham o ministro o embaixador brasileiro na Arábia Saudita, Flavio Marega e representantes da Segov/PR, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar, da Fundação FGV e ABGF.

Fonte: Rede Social – Perfil Oficial Carlos Marun