Água com Gengibre – Conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar dos grandes benefícios que a água com gengibre proporciona ao organismo humano? O gengibre é uma raiz muito utilizada para fazer chás e suas raspas podem ser adicionadas à água, às saladas, aos sucos e aos iogurtes para consumo moderado. Essa mistura auxilia na perda de peso, principalmente da barriga, pois acelera o metabolismo do corpo.

O gengibre por si só é ótimo para o sistema gastrointestinal e ele também é considerado um antioxidante e anti-inflamatório que ajuda na prevenção do câncer cólon-retal e das úlceras estomacais. Confira a seguir alguns benefícios que essa mistura possui para o nosso organismo.

5 Benefícios da água com gengibre

Tomar um simples copo de água com gengibre em jejum é ótimo para o corpo e, se possível, incrementar mais 0,5 L durante o dia é ainda mais benéfico para quem deseja emagrecer. Esse é apenas um dos benefícios dessa mistura, veja todos eles a seguir.

  1. Auxilia no emagrecimento: A aceleração do metabolismo causada pela água com gengibre estimula a queima da gordura do corpo. Isso ocorre devido a duas substâncias: 6-gingerol e 8-gingerol, as quais fazem com que o corpo produza calor e, automaticamente, o suor. Dessa forma, quem toma essa mistura perde gordura, especialmente a da barriga.
  2. Previne azias e gases intestinais: Para esse feito, ele precisa ser consumido, especialmente, como chá. Tomando-o regularmente, o organismo começará a ter uma diminuição desses problemas.
  3. Auxilia na diminuição de náuseas e vômitos: O gengibre possui propriedade antiemética e ela ajuda a melhorar os sintomas de náuseas e vômitos em grávidas, pessoas em processo de quimioterapia e aqueles que acabaram de fazer cirurgias. O consumo total é de apenas 0,5 g de gengibre em raspas e os resultados podem ser vistos em até quatro dias do uso pela manhã.
  4. Atua como anti-inflamatório e antioxidante. Os antioxidantes presentes no gengibre atuam na prevenção de gripes, resfriados, envelhecimento precoce e câncer. Sua ação anti-inflamatória melhora as dores causadas pela artrite, as dores musculares e os problemas respiratórios, como asma, bronquite e tosses.
  5. Protege o estômago contra úlceras. Pois ele atua no combate da bactéria H. pylori, responsável por provocar gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre atua na prevenção de câncer no estômago, que, normalmente, surgem por meio das células alteradas pela úlcera.

É importante lembrar que a água com gengibre é contraindicada em caso de pessoas que fazem o uso regular de remédios para ralear o sangue e para baixar a pressão. Essas pessoas só podem consumir misturas e chás de gengibre com orientação médica, a fim de evitar problemas de saúde maiores.

Durante a gravidez, também é necessário regrar o uso do gengibre, não passando de 2 g ao dia. A quantidade ideal para consumo é cerca de 1 a 2 g ao dia, seja da mistura com água, seja como chá ou ingestão pura. Inclusive, pessoas com diabetes e hipertensão não podem fazer o uso excessivo do gengibre devido à elevação das taxas que podem levar à hipoglicemia e à hipotensão.


Dafne da Veiga Ribas

Ariana, mãe, nutricionista, espiritualista, diretora comercial na Rádio Cidade Maracaju e Jornal Maracaju Hoje e administradora do perfil @viver.em.harmonia no Instagram